O Museu apresenta-se como uma instituição detentora de uma estimável herança cultural, que oferece aos seus visitantes uma aproximação quer a testemunhos únicos do passado, quer a obras de arte antigas e contemporâneas, assumindo a responsabilidade de expor e valorizar o seu acervo de forma educativa em proveito da Comunidade. A montagem de uma exposição resulta de escolhas e mensagens com as quais se pretende “interpelar” e “instruir” o público. Nesta perspetiva, o Museu pode assumir-se como um interlocutor com capacidade de educar de forma lúdica. É esse o papel que o Serviço Educativo pretende desempenhar no cumprimento da sua programação, perspetivando-se numa criação de dinâmicas participativas, em linha com a evolução da sociedade. Nesse sentido, as propostas complementares às exposições temporárias e permanentes visam estimular o interesse pela História local e regional e o gosto pelas Artes Plásticas, partilhando técnicas, ideias e conhecimento.

Todas as atividades devem ser agendadas, mediante marcação prévia pelo telefone ou por (correio eletrónico), com a antecedência mínima de duas semanas, através dos seguintes contactos:

271 220 745 I 271 213 460 I salete.pinto@mun-guarda.pt

Horário de marcação: 2.ª feira a 6.ª feira das 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30

As atividades promovidas pelo Serviço Educativo e visitas de estudo da iniciativa de Instituições de qualquer grau de Ensino, incluindo Universidades Seniores ou de 3ª idade (mediante marcação prévia e credenciação da Instituição de Ensino, confirmada pelo Serviço Educativo), são gratuitas.

Visitas a grupos particulares:
Até 30 elementos – 3€ por pessoa
As visitas orientadas ao Museu da Guarda: terças e quintas feiras das 14h30 às 16h00

As atividades orientadas procuram potenciar reflexões e debates, estimular o olhar, desenvolver o vocabulário plástico e a sensibilidade às diversas linguagens da arte através de visitas orientadas, oficinas pedagógicas e percursos temáticos em formato de atelier.