Visita-Oficina: segundas-feiras das 09h45 às 11h45

A visita-oficina possibilita a conjugação da componente teórica e dialogante com a realização de pequenos momentos de experimentação nos espaços do Museu, estreitando a dinâmica de comunicação a diferentes públicos. Estas visitas proporcionam explorar uma obra, o desenho surge como um fio condutor que ajuda a ver melhor. A sensibilidade e os afetos convocam o próprio corpo para a ação de fazer. Esta atividade propõe aos visitantes serem eles os artistas, e criarem a sua obra inspirada nas exposições.

Visitas Guiadas ao Museu: terças-feiras e quintas-feiras das 14h30 às 16h00

O Museu da Guarda organiza visitas guiadas. Gostaria de participar numa visita guiada ao museu com os seus amigos e familiares ? O Museu disponibiliza este serviço mediante marcação prévia. Um guia falará sobre a história do museu ao longo de um percurso que lhe permitirá visitar as exposições temporárias e permanentes. Inscreva-se já.

Oficina de pintura e desenho

(Ar) risca e serás artista: quartas-feiras das 14h30 às 16h00

A atividade (Ar) risca e Serás Artista pretende despertar a imaginação e construir novas sucessões de pensamento, raciocínio e perceção. As sensações de espanto e curiosidade proporcionadas por práticas artísticas podem ser sentidas de forma emotiva, e levar as crianças a construir significados sobre o que veem e fazem. Nesse sentido, são levadas a refletir e, consequentemente, a agir e fazer a sua obra prima-prima, através da pintura e do desenho com base numa obra de um conceituado artista.

Pintar ao som da música: sextas-feiras das 09h45 às 11h45 

A música serviu de inspiração para os artistas abstratos e pintar ao som da música estimula os sentidos. A partir de uma imagem pictórica e ao som de uma melodia, esta oficina pretende promover a criação de pinturas sonoras e estabelecer um contexto performativo envolvente e dinâmico.

Sábados no Museu

Os atelieres artístico-culturais decorrem nos últimos sábados de cada mês das 10h00 às 12h30 e dirigem-se a crianças e pais a partir dos três aos 12 anos. A participação requer marcação prévia.