O Estúdio de Gravura do Museu da Guarda surge na sequência da necessidade de ministrar cursos de gravura que foram propostos nas três edições do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea da Guarda.

Criada esta oficina com capacidade para ministrar cursos a 14 alunos simultaneamente, a mesma foi equipada com as tecnologias e materiais para dar resposta a diversas atividades dentro desta disciplina. Por um lado, poder continuar a ensinar Cursos Internacionais de Gravura nos sucessivos Simpósios e ser possível ministrar Cursos de Iniciação para artistas, alunos e professores da Guarda e sua região programados ao longo do ano. Por outro lado, o desejo de ministrar cursos de teor mais especializado para artistas portugueses e espanhóis, igualmente programados ao longo do ano.

Por último, é objetivo abrir o estúdio ao longo do ano, em certos dias da semana, para atender à demanda de estudantes, professores e artistas da Guarda e sua região e desenvolver os seus projetos criativos com prazos de tempo mais amplo.