Concelho da Guarda

VIA PORTUGAL NASCENTE

Concelho da Guarda

O lanço do Caminho de Santiago, que atravessa o Concelho da Guarda, constitui um dos mais belos troços da Via Portugal Nascente, utilizado pelos peregrinos que se deslocam pelas Beiras a Santiago de Compostela, como forma de veneração ao apóstolo São Tiago Maior. O percurso em apreço, que reconstitui com o máximo de fidelidade o traçado original seguido ao longo dos séculos pelos peregrinos de Santiago, tem início em Tavira, no Algarve, e articula-se em Trancoso, com o Caminho de Torres.

O “caminho”, na passagem pelo Concelho da Guarda, tem uma extensão de 41 Km e atravessa as freguesias de Gonçalo, Valhelhas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Corujeira / Trinta, Maçainhas, Guarda, Faia e Aldeia Viçosa.

O facto de o Concelho da Guarda gozar de uma forte identidade cultural, modelada por uma Paisagem pródiga em belezas naturais e uma história multissecular, torna este tramo compostelano único e de uma beleza indescritível. O itinerário oferece paisagens deslumbrantes que convidam a mergulhar numa história ancestral que se confunde com o quotidiano de povoações típicas da Beira Alta. Aqui poderão encontrar como principais atrações a hospitalidade das suas gentes, guardiãs de veneráveis tradições, a monumentalidade do património edificado e vestígios arqueológicos de enorme importância histórica.

O Caminho de Santiago, no Concelho da Guarda, encontra-se identificado e sinalizado na totalidade do seu itinerário com setas de cor amarela, balizas/postes, azulejos indicadores de direção dentro das localidades, e painéis informativos à entrada das mesmas.

…peregrinar também é contemplar!

O itinerário do Caminho de Santiago, no Concelho da Guarda, percorre um território de contrastes com um vasto e diversificado património natural, de reconhecida qualidade paisagística e ambiental. Os seus grandes atrativos são os vales do Rio Zêzere e Mondego e a zona mais montanhosa do concelho, já nos limites do Parque Natural da Serra.

A paisagem é caracterizada pela existência de vales profundos e longos com uma grande concentração de água, que faz com que sejam férteis e vicejantes. Com uma paisagem pluriforma e de rara beleza predominam aqui as árvores de fruto, hortas, alguns campos cerealíferos e um vasto e colorido mosaico de prados. Os campos rurais encontram-se compartimentados por muros de pedra solta ou por renques de árvores.

Nas terras altas, com o relevo esculpido pela erosão e solos arenosos, predomina o granito e alguns afloramentos xistosos. As espécies de árvores dominantes encontram-se no interior de enormes povoamentos de carvalhais e de castanheiros onde a biodiversidade se manifesta sobejamente. Nos campos predomina o cultivo do centeio. Os terrenos agrícolas são na sua grande maioria em redor das povoações, encontrando-se em socalcos e delimitados por muros de pedra solta.

O itinerário do “caminho” é, também, refúgio de um vasto habitat onde se concentra uma grande diversidade de espécies faunísticas. O grupo mais representativo é o das aves, migradoras e nidificantes, podendo, também, ser observados alguns mamíferos e répteis.

 

Ver Roteiro

 

OFICINA DO PEREGRINO (Museu da Guarda)

A “Credencial do Peregrino” é um documento individualizado de identificação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela. Deve ser carimbada pelo menos uma vez por dia como comprovativo do caminho feito pelo peregrino até Santiago.

O Caminho de Santiago, na sua passagem pelo Concelho da Guarda, possui um carimbo personalizado que pode recolher nos locais indicados para esse fim.

Onde carimbar a sua credencial:

– Nas Juntas de Freguesia abrangidas pelo “caminho” no concelho.

– Oficina do Peregrino (Museu da Guarda)

Rua Alves Roçadas, 30 | 6300 Guarda | Telefone: 271 213 460

Serviços disponíveis ao peregrino:

  • Carimbo de Credenciais;
  • Merchandising alusivo ao Caminho de Santiago;
  • Informações úteis.

 

ALBERGUES E OUTROS ALOJAMENTOS:

Albergue de Peregrinos dos Trinta

Rua da Igreja,

6300-225 Trinta

Contacto: 271 598 111

Condições: 20 camas, banhos, sala de estar, cozinha

Preço (noite): 8€

Entidade Gestora: Junta de Freguesia de Corujeira/Trinta

Seminário Maior da Guarda

Rua D. José Alves Matoso 7

6300-682 Guarda

Contactos: seminariodaguarda@gmail.com

271 205 200 / 927 665 499

Entidade Gestora: Diocese da Guarda

Residencial Filipe

Rua Vasco da Gama, 9

Contactos: geral@residencialfilipe.com

271 223 658 / 271 742 197

Preço: 20€

 

Estado atual: sujeito às condicionantes impostas pela D.G.S. no que diz respeito a estabelecimentos deste tipo.

 

Mais informações úteis:

APP Caminhos de Santiago – Portugal

Nesta aplicação poderão encontrar, além do track do Caminho de Santiago “Via Portugal Nascente”, informação sobre as etapas, albergues, restaurantes e outra informação útil.

 

Como instalar no seu smartphone

Procurar no Google Play a APP “Caminho de Santiago – Portugal” e instalar.

Depois de instalar a APP basta procurar “Via Portugal Nascente”.