Museu da Guarda

Exposição “E olho para as flores e sorrio”, pintura e desenho de Carina Leal

No âmbito do programa IncentivART – Incubadora de Projetos artísticos, implementado pelo Município da Guarda, inaugura-se na quinta feira, dia 24 de setembro, pelas 18h, na Galeria d’Arte Evelina Coelho, no Paço da Cultura – Museu da Guarda, a exposição “E olho para as flores e sorrio” da jovem artista guardense Carina Leal.

Nas obras que se oferecem ao olhar do público, conjugam-se elementos naturais, como flores, plantas e terra, que advêm de uma observação e apreciação das representações da natureza elaboradas por Anselm Kiefer e Claude Monet.

Além das telas e dos desenhos ao ar livre em observação direta da natureza, apresentam-se várias fotografias em que são observáveis fortes contrastes de luz/sombra, na senda de uma Lourdes Castro e do seu ‘Grand Herbier d’Ombres’.

Nestes trabalhos, há a criação de um novo mundo, de uma nova natureza, uma visão pessoal à espera de ser partilhada.

Contaminam essas imagens versos tirados d’’O Guardador de Rebanhos’, de Alberto Caeiro, para sugerir o sentimento colhido aquando da observação da natureza, observação essa realizada longe da azáfama do dia a dia, simplesmente atenta das vibrações do observado e do que está à volta.

A exposição de pintura, desenho e fotografia, de Carina Leal, está patente ao público até 23 de novembro.